"Atuar com firmeza e salvar vidas" é um projeto criado pelos alunos da turma de Técnico de Receção, 10º ano. Este projeto pretende atingir quatro grandes objetivos:1) reconhecer os riscos e respetivas estratégias para prevenir acidentes; 2) saber como atuar quando os acidentes acontecem; 3) dar a conhecer as instituições que cooperam na área da proteção civil; 4) compreender a importância do voluntariado como uma nobre forma manifestação de solidariedade e participação cívica.
Neste sentido, teve lugar, no dia 17 de dezembro, na ETAP - Escola Profissional (Vila Praia de Âncora), uma ação concertada com a Associação Humanitária dos bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, que visou promoção da segurança reconhecendo os riscos e métodos de prevenção de acidentes. Assim, uma equipa dos bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora interagiram com os alunos tendo apresentado uma palestra sobre o manuseamento do extintor, a sua utilidade e em que casos usar bem como os diferentes géneros de extintor.
Os alunos da turma de Receção, 10º ano, participaram também com uma apresentação sobre Suporte Básico de Vida, diferentes manobras de reanimação e as regras de atuação a observar durante um incêndio.

No final, houve oportunidade para uma demonstração prática do uso do extintor.
Esta atividade encerrou, na parte da tarde, com a exibição do filme "Brigada 49" que retrata a situação vivida pelo bombeiro Jack, preso num edifício em chamas, a aguardar o seu resgate. Enquanto o seu mentor, capitão Mike, coordena a tentativa para o salvar, Jack reflete sobre sua carreira, do primeiro dia como um novato inexperiente até à maturidade como um bombeiro veterano.
A ETAP agradece a preciosa colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora que, num momento de intenso trabalho dos nossos bombeiros, colaboraram no projeto com todo o empenho e dedicação digno da máxima que lhes faz justiça: Vida por vida.
Foi com o Chef Luís Leal acompanhado pelo Chefe de Bar Rui Sousa, os dois professores na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, que decorreu o quarto e último workshop de culinária, no Solar do Vinhão.
O Chef Luís Leal confecionou um prato de bacalhau com puré de grão de bico, grelos e pimentos, e como sobremesa apresentou uma panna cotta com frutos vermelhos e crumble.
Já o Chefe de Bar Rui Sousa escolheu o vinho perfeito para harmonizar com o prato confecionado, o Espumante da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, e preparou ainda um cocktail com base de Rum, citrinos e vinho Alvarinho Loureiro.
Este conjunto de ações de capacitação e desenvolvimento de qualidades, conhecimentos e técnicas profissionais decorrem no âmbito da candidatura EEC-PROVERE Minho INovação Norte 2020, que o Município de Ponte da Barca leva a cabo, com o apoio da EPRALIMA e são dirigidas tanto aos Empresários como aos colaboradores do sector da restauração e hotelaria locais.
Estas ações, designadas "Sabores e Inovação - Investigação e Desenvolvimento sobre o Produto ou Gastronomia Tradicional", já decorrem desde novembro e são conduzidas por Chefs de renome nacional. Pretende-se que os agentes de restauração de Ponte da Barca e os chefs troquem experiências e conhecimentos, num ambiente informal e criativo.