A aproximação do Natal levou os vereadores da Câmara Municipal de Caminha reunidos naquela que foi a última sessão deste ano, realizada na passada Segunda-feira, a tecerem alguns comentários sobre a época natalícia e a pandemia que assola o concelho, o país e o mundo.
"Temos que nos adaptar"
Ao propor a calendarização das reuniões camarárias para 2021 e que continuarão a prevalecer às segundas-feiras, Miguel Alves, presidente do município, vincou que "temos de nos adaptar" a esta nova realidade que forçará a "essa ausência da família" (como sucederá também no seu caso) nesta quadra festiva, afastamento esse, contudo, que "não representará menos patilha", assegurou.
"Com esperança" e acreditando na evolução dos conhecimentos da ciência, o autarca socialista aconselhou os caminhenses a "aproveitar o Natal para descanso, em segurança e com muito menos gente" à mesa.
Prometeu que deixaria uma mensagem a toda a população "neste ano extraordinário", infelizmente "não pela positiva", assinalou, alertando para a necessidade de manter todas as medidas de contenção, porque "ainda demorará a retomar o ritmo normal", após "um ano duro que ficará para sempre nas nossas memórias".
Esse momento foi igualmente aproveitado pelos sociais-democratas para desejarem um "Santo Natal" a todos os munícipes, "após um 2020 conturbado".
O vereador Paulo Pereira desejou o melhor a toda a população em geral e aos trabalhadores do Município em particular, "dentro de todas as medidas de segurança" neste Natal, para que "em 2021 estejam com saúde" e com capacidade para defrontá-lo melhor.
Vai surgir Cartão Jovem do Município
Esta derradeira sessão de 2020, permitiu ainda à vereação aprovar o início do procedimento para a criação do Cartão Jovem do Município de Caminha, de modo a "incentivar os jovens a consumir localmente", cartão este que se integrará no Cartão Jovem Europeu, frisou o vereador da Juventude e Desporto Rui Lages.
Este edil anunciou que irão contactar o comércio, incentivando-o a participar neste projecto.
"É um pequeno passo que se dá", mas que o Executivo crê ser importante, logo que o respectivo regulamento vier à apreciação camarária a fim de ser aprovado.
Baldios de Riba d'Âncora preparam rede contra incêndios
O Conselho Directivo dos Baldios de Riba d'Âncora solicitou à Câmara Municipal que lhe disponibilizasse equipamento estimado em 3.100€, materiais estes que se encontravam em armazém nos serviços municipais e que servirão para ser aplicados na execução da rede de água de combate aos incêndios e ainda para rega, conforme informou o vice-presidente Guilherme Lagido.
Prática de remo e natação escolares
Esta proposta mereceu aprovação unânime da vereação, tal como o estabelecimento de um protocolo entre a Câmara Municipal de Caminha e o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha para a prática do remo no posto náutico do Sporting Club Caminhense, a partir do 2º período deste ano lectivo, informou Liliana Ribeiro, vereadora responsável pela Educação.
Este ano, a modalidade do remo será dirigida aos alunos dos 2º, 3º e Secundário da Escola Preparatória e Secundária de Caminha, enquanto que a Escola do Vale do Âncora se dedicará à prática da natação.
Este processo será avaliado "mensalmente", precisou a vereadora, de modo a prever se poderá ser alargado, em função da evolução da pandemia, concluiu.