A Capitania do Porto de Caminha, órgão local da Autoridade Marítima Nacional, informa que em consequência dos efeitos da passagem de uma frente ativa associada a uma depressão em movimento para o golfo da Biscaia, as condições meteorológicas reportadas no último comunicado se irão manter, prolongando-se, previsivelmente, até ao final da presente semana. Mais se informa que, por este motivo, o IPMA implementou o aviso meteorológico "amarelo" para a agitação marítima.
Desta forma, a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os 7 metros, com período médio de 13 segundos.
Por motivos de segurança, as barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora irão manter-se fechadas, não sendo nesta fase ainda possível prever a data exata da sua reabertura.
Reiteram-se os alertas às populações, no sentido de serem tomados especiais cuidados na circulação junto à orla costeira e locais mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.
Para a comunidade marítima, em particular, mantém-se a recomendação de não serem praticadas atividades relacionadas com o mar, reiterando-se a necessidade de manter especial atenção às amarrações e vigilância das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora, assim como a adoção de todas as medidas extraordinárias de precaução.
À população em geral, evitar passeios à beira-mar, e o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima, mantendo atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança.