Ministro da Educação visitou duas escolas em construção num investimento de 5,5 milhões de euros
GOVERNO REFORÇA EM 750 MIL EUROS
INVESTIMENTOS DA EDUCAÇÃO NO CONCELHO
O Ministro da Educação visitou dedicou a manhã de hoje ao concelho de Caminha, onde visitou duas obras estruturais em curso, duas escolas, num investimento de 5,5 milhões de euros, o maior de sempre jamais realizado no concelho. No dia em que termina o primeiro período escolar, Tiago Brandão Rodrigues sublinhou que o regresso às aulas presenciais foi uma "aposta ganha", só possível com a colaboração de toda a comunidade escolar, que fez com que as escolas sejam efetivamente lugares seguros. O responsável trouxe também boas notícias, como revelou, Miguel Alves, com um reforço da verba atribuída ao concelho de Caminha de 750 mil euros, que levaria o autarca a comentar que o Ministro "hoje foi o nosso Pai Natal".
O concelho vai contar com novos equipamentos escolares, capazes de corresponder aos novos tempos. Trata-se da requalificação e ampliação da Escola Secundária Sidónio Pais (3,5 milhões de euros) e da ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado (2 milhões de euros).
A visita de Tiago Brandão Rodrigues começou pelo primeiro complexo, percorrendo a obra. Aí também fez um balanço do primeiro período escolar, agradecendo às direções escolares e a toda a comunidade envolvida, que assumiram com sucesso o compromisso do regresso às aulas presenciais.
O Ministro apelou a que as boas regras sejam mantidas durante as férias escolares para que, findo este período, possamos voltar mais uma vez e em segurança. Referiu também o enorme trabalho que está a ser feito em matéria de transição digital, revelando que o Governo conseguiu comprar mais 350 mil computadores.
Miguel Alves sublinhou a importância da vinda do ministro a um território onde estão a ser investidos 5,5 milhões de euros em simultâneo em escolas. Referiu ainda que a descentralização de competências implicou este ano letivo um investimento de mais 1,3 milhões de euros, a que se somam os transportes escolares gratuitos, fichas escolares, refeições.
O Presidente da Câmara, tal como o Ministro já tinha feito, agradeceu às comunidades escolares, recordando que as obras decorrem em paralelo com a atividade presencial, tendo sido conseguido um extraordinário equilíbrio.
Especificou que o esforço financeiro da Câmara nestas obras é de 1,5 milhões de euros na Escola Sidónio Pais, e de meio milhão de euros em Vila Praia de Âncora.
Gabinete de Informação ao Munícipe
O objetivo é sensibilizar os jovens para comportamentos
que minimizem o risco de contágio da Covid-19
FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES JUVENIS E MUNICÍPIO DE CAMINHA
PROMOVEM ACTION DAY
Decorreu ontem, em Caminha, um Action Day com o objetivo de dar resposta à necessidade contínua de informar e sensibilizar os jovens para a realidade inerente à Covid-19, onde a segurança é prioritária. Esta ação foi levada a cabo pela Federação Nacional de Associações Juvenis e contou com a colaboração do Município de Caminha.
O Action Day teve lugar na Escola Sidónio Pais, com a colaboração da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, cumprindo todas as recomendações da DGS.
Esta ação pretendeu sensibilizar os jovens do concelho sobre comportamentos que minimizem o risco de contágio da Covid-19 na população jovem, através da distribuição de material de proteção e de porta máscaras, de pins com frases alusivas à Campanha e da colocação de painéis/autocolantes informativos, todos eles oferecidos pela FNAJ, com frases curtas, diretas e apelativas, nos espaços de maior circulação de jovens, como o acesso aos espaços de refeição, casas de banho e espaços de convívio, permitindo que as mensagens fossem interiorizadas com maior eficácia.
Todas as ações neste período atípico têm um caráter imediato para conseguirem ativar os jovens como agentes de saúde pública, perante uma causa coletiva, na qual o seu papel é determinante. Assim, o objetivo foi a mobilização de jovens enquanto multiplicadores de boas práticas entre pares, unindo-os por uma causa coletiva, a adoção de comportamentos seguros nas suas vivências diárias, com particular foco na orientação para a vivência de umas férias escolares em segurança.
Gabinete de Informação ao Munícipe
FEIRÃO DE TRADIÇÕES DE NATAL PARA VISITAR NO SÁBADO
EM CAMINHA E VILA PRAIA DE ÂNCORA
Caminha e Vila Praia de Âncora vão acolher o Feirão de Tradições de Natal já no sábado, dia 19 de dezembro. A rua 16 de Setembro e Praça da República vão transformar-se em verdadeiros mercados agrícolas, onde é possível adquirir os mais variados produtos locais. Ambos os feirões podem ser visitados até às 13H00.
Em Caminha, o Feirão decorre na Rua 16 de Setembro. Em Vila Praia de Âncora, na Praça da República. Nestes feirões de Natal, os produtos em exposição primam pela qualidade que tão bem caraterizam o concelho de Caminha. Abóbora, batata, couve portuguesa, couve tronchuda, couve pensa, couve galega, nozes, gilas, mel, chouriço, broa, entre muitos outros produtos, podem ser adquiridos já no sábado.
Para além dos Feirões de Natal, os visitantes podem aproveitar para provar as especialidades de rabanada disponíveis nos cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho. Há 32 especialidades de rabanada: infantil, de vinho do Porto, de frutos secos, de chila, recheada com maçã, recheada com abóbora, com doces de ovos ou fios de ovos, entre outras.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Esta edição conta com mais dois locais
ROTA DA RABANADA ATRAI MAIS ESTABELECIMENTOS ADERENTES
A 'Rota da Rabanada' atrai cada vez mais estabelecimentos aderentes. Desde o fim de semana, juntaram-se à iniciativa mais um café bar e um restaurante. De Âncora a Lanhelas há mais dois pontos de paragem obrigatórios e 32 especialidades de rabanada para saborear.
Para além de novos estabelecimentos, são também cada vez mais as pessoas que procuram os cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho para provarem as especialidades disponíveis. Desde a sua criação, a 'Rota da Rabanada' é uma das atrações gastronómicas do concelho nesta altura do ano. Esta iniciativa tem como objetivos promover a gastronomia, dinamizar o comércio e a economia local.
Esta edição está a ser um sucesso. Conta com novos aderentes e novas especialidades, com destaque para a rabanada recheada com gelado e caramelo salgado. Até 31 de dezembro, o Município de Caminha desafia os amantes da rabanada a visitarem o concelho, nomeadamente as freguesias de Âncora, Vila Praia de Âncora, Lanhelas, Seixas, Moledo, Gondar, Vilar de Mouros e Caminha, para se deliciarem com as 32 especialidades de rabanada: infantil, de vinho do Porto, de frutos secos, de chila, recheada com maçã, recheada com abóbora, com doces de ovos ou fios de ovos, entre outras.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem disponíveis por telefone ou por e-mail
ENFERMEIROS DA UCSP CAMINHA VÃO A CASA DOS UTENTES IDOSOS
E/OU COM PATOLOGIAS DE RISCO PARA A COVID 19
Os utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos. O Município de Caminha dispõe ainda de uma Rede Complementar de Apoio, já a funcionar em pleno, que atua como "rede logística".
No âmbito do trabalho conjunto que o Município de Caminha tem desenvolvido com o Centro de Saúde de Caminha e a Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora, importa divulgar os cuidados de enfermagem domiciliários disponibilizados pela UCSP Caminha, que apoia os utentes idosos e de mais risco, evitando que saiam de casa.
A UCSP Caminha recomenda "a todas as pessoas para não sair de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social". Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de Saúde. Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300).
Aliás, este apoio destina-se especificamente aos utentes maiores de 65 anos que precisem de tratamentos de enfermagem (pensos, injectáveis e controle de INR). Como referimos, a restante população com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos ou imunodeprimidos) beneficiará dos mesmos tratamentos, também nos seus domicílios.
A UCSP Caminha recorda também a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.
Sublinha a UCSP: antes de sair de casa, entre em contacto connosco:
Pelo e-mail: cs.caminha@ulsam.min-saude.pt
Por telefone 258 719 300
O Município de Caminha disponibiliza também uma Rede Complementar de Apoio para minimizar os efeitos da COVID 19 na população do concelho. A prioridade são os idosos em situação de isolamento.
A Rede, coordenada pelo Município de Caminha, integra um representante de cada Junta de Freguesia (Presidente da Junta), bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.
A Rede Complementar de Apoio assegura diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias.
Os munícipes que possam necessitar deste apoio, poderão contactar o Presidente da Junta de freguesia da sua área de residência, ou os responsáveis da equipa técnica municipal.
Gabinete de Informação ao Munícipe
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|